A Eleição para escolha dos novos quadros ocorrerá no dia 4 de dezembro
![]() |
Foto: Divulgação / SICOMERCIO |
O Sindicato do Comércio Varejista de Alagoinhas e Região (SICOMERCIO), entidade patronal, publicou na última quinta-feira (11) o edital de convocação para a eleição de 2025. O documento foi divulgado no Jornal A Tarde, veículo de maior circulação na Bahia.
![]() |
Foto: Reprodução / Jornal A Tarde |
Os associados estão convocados para eleger a Diretoria, o Conselho Fiscal e os Delegados Representantes para o quadriênio 2026-2030. A votação ocorrerá no dia 4 de dezembro, das 8h às 12h, na sede do sindicato, localizada na Rua Manoel Vitorino. Será eleita a chapa que obtiver o maior número de votos válidos. Pelo menos dois terços dos filiados aptos precisam comparecer para que o pleito seja validado. Os votos são secretos e não há a possibilidade de votar por procuração.
As eleições do SICOMERCIO Alagoinhas acontecem a cada quatro anos, conforme previsto no Estatuto da Confederação Nacional do Comércio e da Federação do Comércio do Estado da Bahia. Os mandatos para os três níveis de entidade (Confederação, Federação e Sindicato) são sincronizados e têm a mesma duração.
De acordo com Benedito Vieira, atual presidente do SICOMERCIO Alagoinhas, para ter direito a voto, a instituição precisa estar em dia com todas as legalidades sindicais, respeitando a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a Justiça do Trabalho.
"É preciso haver sincronia com as entidades superiores, pois o mandato é de quatro anos. Estou divulgando o certame para que os empresários interessados em conduzir o Sindicato possam se candidatar", destacou Benedito.
O empresário Benedito, que colocará novamente seu nome à disposição da classe empresarial para continuar à frente do SICOMERCIO, afirma que o Estatuto permite a reeleição e que seu mandato e o da diretoria têm sido bem avaliados. "Estou no meu quarto mandato, há 16 anos no sindicato patronal, mas o pleito está aberto para que novos nomes possam se habilitar para a defesa da categoria dos comerciantes varejistas", pontuou Vieira.
![]() |
Foto: Benedito Vieira |
O atual presidente do SICOMERCIO Alagoinhas também falou sobre a importância da alternância de poder, que para ele simboliza a democracia do país e a liberdade sindical. "É importante que todos que tenham condição e vontade de representar e liderar possam concorrer e participar de forma plena e transparente, sob a observação estatutária. Infelizmente, ainda não vi nenhuma manifestação de interesse em substituir a atual gestão da instituição", lamentou Benedito, que gostaria que houvesse um bate-chapa para ampliar o debate com a sociedade sobre as questões inerentes ao comércio do município e região.
Benedito informa ainda que fará convênios com meios de comunicação para dar maior publicidade a todo o processo de eleição.
REGISTRO DE CHAPAS
Conforme está previsto no Edital de Convocação de Eleição do SICOMERCIO Alagoinhas e Região divulgado no Jornal A Tarde, e também com base no Capítulo V do Estatuto da Entidade, para registrar uma chapa é necessário que os associados credenciados que tenham o interesse em ser votados, cumpram os seguintes requisitos:
- Comprovar a condição de empresário ou profissional autônomo, com efetivo exercício da atividade nos últimos dois anos;
- Integrar o quadro de associados há, no mínimo dois anos;
- Não ter desaprovação nas contas relativas ao exercício e cargos de administração ou representação sindical que haja exercido;
- Não incorrer na inelegibilidade, conforme o artigo 23 do Estatuto;
- Não ter sido condenado por crime doloso, enquanto persistir os efeitos da pena;
- Regularidade da quitação de mensalidades associativas e das contribuições sindicais fixadas em convenções coletivas, até 30 dias antes das eleições.
Obs*: Sempre que necessário, a diretoria do sindicato poderá complementar algum requisito, mediante resolução.
O prazo para o registro de chapas vai até o dia 19 de setembro na sede do SICOMERCIO Alagoinhas, na rua Manoel Vitorino. Durante esse período, o local funcionará para esta finalidade das 8h às 12h e de 14h às 18h.
Após as inscrição das chapas, a diretoria terá o prazo de 10 dias para eventual impugnação ao registro de chapa e candidatos, contados a partir da data de divulgação das chapas registradas.
Por: Redação / Portal Pereira News